5 Courses
Departamento de Neurociências
Objetivo: Há muito tempo as diferenças de comportamento e psique entre homens e mulheres são bem estudados e conhecidos, e têm origem tanto biológica quanto culturais. Diferenças estruturais e funcionais obtidas por novos métodos de imagem evidenciam-se na lateralidade na linguagem falada e ouvida, na percepção e expressão de emoções (como as amigdalas), no estresse, e vários outros. O objetivo da palestra é apresentar as últimas descobertas da ciência a esse respeito, bem como as principais diferenças sexuais quanto ao aprendizado em meninas e meninas e as implicações dessas diferenças para a educação, o ensino e o aprendizado.
Público-alvo: Psicólogos, pedagogos, terapeutas, professores, fonoaudiólogos, médicos e outros profissionais de saúde, principalmente nas áreas de neurologia, pediatria, sexologia, psiquiatria, etc., interessados em conhecer as últimas descobertas sobre o tema e sua aplicabilidade na educação, e saúde.
Palestrante: O Dr. Renato M.E. Sabbatini é biomédico formado e doutorado em neurofisiologia do comportamento pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde foi professor assistente e pesquisador entre 1969 e 1983. Foi o fundador do primeiro laboratório de pesquisas em neuroetologia da América Latina. De 1983 a 2003, foi docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo se aposentado nesta universidade. Atualmente é fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, uma instituição de ensino e pesquisa baseada em Campinas, SP, e diretor do Instituto da Ciência da Felicidade. O Dr. Sabbatini tem centenas de artigos publicados em neurociências.
Site: http://renato.sabbatini.com
[Objetivos | Programa | Docente | Metodologia | Certificação | Custo e Inscrição]
Objetivos
O objetivo geral deste curso é apresentar os principais elementos de como ocorreu a evolução da inteligência ao longo da cadeia evolutiva dos primatas humanos, do ponto de vista das neurociências do comportamento. São examinados os conceitos atuais do que entendemos por inteligência, como ela se desenvolve ontogeneticamente no ser humano desde o nascimento, quais são as teorias vigentes sobre o que é a inteligência e seus fatores, como surgiu nos primatas humanos, como se relaciona com o cérebro e linguagem, e as caracteristicas da representação, e como ocorreu a explosão criativa do neolitico superior, em função de vários fatores.
Programa
Clique aqui para inscrever-se neste curso Clique aqui para entrar no site do curso |
O objetivo deste curso é ensinar conceitos básicos de neurologia clínica de diversas doenças como doença bipolar, neurosífilis, acidente vascular cerebral, autismo, doença de Parkinson, poliomielite, epilepsia, distúrbios da linguagem, etc., através do estudo de grandes personalidades históricas que as tiveram, como Darwin, Dostoiévski, Ravel, Hitler, Roosevelt, etc., em 12 aulas.
Estudantes e profissionais das áreas de biologia, ciências da saúde, neurociências, psicologia e ciências humanas interessados em aprender mais sobre a neurologia clínica e seus conceitos fundamentais.
Professor responsável: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini
Informações e inscrições: http://www.edumed.org.br/cursos/personalidades.html
Departamento de Neurociências
O curso tem por objetivo transmitir noções introdutórias sobre a história das neurociências. Consta de 12 aulas divididas em 6 módulos semanais, cobrindo de forma não exaustiva os pontos mais importantes dessa história, desde os primórdios das neurocirurgias, com a trepanação de crânios na era neolítica, até os desenvolvimentos mais recentes, como a psicocirurgia, a neuroimagem e a terapêutica medicamentosa dos distúrbios mentais.
Uma visão geral da história da neurociência.
A descoberta da bioeletricidade.
Frenologia: a história da localização cerebral.
Nervos e sinapses: a história das descobertas sobre seu funcionamento.
A história da estimulação elétrica cerebral.
A história do eletroencefalograma.
Cérebro e imagens: sua evolução nas neurociências.
História da terapia de choque na psiquiatria.
A história da psicocirurgia.
História das drogas para tratamento de doenças mentais.
A descoberta do substrato neural das emoções
História das neurociências no Brasil
Público Alvo:
Estudantes e profissionais das áreas de biologia, neurociências, psicologia e ciências humanas interessados em aprender mais sobre a história das neurociências e sobre seus conceitos fundamentais.
Professor Responsável: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini (Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e Instituto Edumed)
Informações e inscrições: http://www.edumed.org.br/cursos/historia.html